A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) é uma entidade de grau superior, sem fins lucrativos, que tem como fim exclusivo a representação do produtor rural. Faz parte do Sistema da Confederação da Pecuária e Agricultura do Brasil (CNA), entidade máxima de representação dos agricultores e pecuaristas brasileiros, junto com outras 26 federações. A Faeg é uma instituição privada composta por Sindicatos Rurais de 127 municípios goianos e que atuam nos 246 municípios do estado. É mantida por 60 mil produtores rurais goianos.
O principal objetivo da Faeg é a representação do homem do campo. Cabe à entidade abranger os diversos segmentos da atividade rural, envolver pequenos e médios produtores, fortalecer a classe e tornar o ambiente produtivo rural mais desenvolvido, competente e competitivo. É de competência da Faeg, promover o conhecimento sobre os assuntos inerentes à classe dos produtores rurais e coordenar a ação sindical.
A Federação das Associações Rurais do Estado de Goiás (Fareg) – que anos mais tarde se tornaria Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) - foi criada em 1951. Poucos registros daquela época se mantiveram até os dias de hoje, mas a partir de 1957, as atas de diretoria foram devidamente registradas e guardadas, permitindo que a história da entidade se preservasse. Nesta época, a Federação já tinha sua sede social, no primeiro andar do número 47, da Avenida Goiás. A entidade foi fundada e teve como primeiro presidente, Joaquim Câmara Filho.
Dezesseis anos mais tarde, em 18 de novembro de 1967, nasceu a Faeg com o objetivo de representar e defender a categoria de empregadores rurais do estado. Ela foi criada como uma entidade sindical de natureza privada sem fins lucrativos. Na ocasião, foi eleita a primeira diretoria (provisória), composta pelo presidente, José Agenor Lino e Silva; secretário, Geverson de Mendonça Ribeiro e tesoureiro, José do Nascimento Caixeta.
José Agenor Lino e Silva realizou repetidas visitas ao interior do Estado, orientando às Associações Rurais para que se transformassem em Sindicatos de Empregadores Rurais. Alcançado o objetivo de erguer novas associações, o processo de constituição seguiu os trâmites normais e a Faeg teve seu reconhecimento consolidado pelo Ministério do Trabalho, com prerrogativas de Entidade Sindical de Grau Superior, representativa dos Empregadores Rurais do Estado de Goiás. Também pertencente ao Plano da, então, Confederação Nacional da Agricultura (CNA), hoje, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Representar o produtor rural, zelando pelos seus interesses, por meio dos sindicatos rurais, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da sociedade.
Ser reconhecida pela excelência na representação e zelo dos Produtores Rurais e contribuição para o desenvolvimento da sociedade.
Existe toda uma organização de pessoas e setores que faz com que o Sistema FAEG funcione em perfeita harmonia. Conheça as pessoas que fazem parte dessa estrutura na atual gestão.
José Mário Schreiner
PresidenteVice-Diretoria
1º Vice-Presidente
2º Vice-Presidente
1º Vice-Presidente Institucional
2º Vice-Presidente Institucional
1º Vice-Presidente Administrativo
2º Vice-Presidente Administrativo
Suplentes da Diretoria
Suplente da Diretoria
Suplente da Diretoria
Suplente da Diretoria
Suplente da Diretoria
Suplente da Diretoria
Suplente da Diretoria
Conselho Fiscal
Titular
Titular
Titular
Titular
Titular
Suplente
Suplente
Suplente
Suplente
Suplente
Delegados Representantes - CNA
1º Delegado
2º Delegado
1º Suplente
2º Suplente
Veja como o Sistema FAEG está estruturado:
Confira os arquivos disponibilizados para download
Edital de Notificação do Resultado das Eleições Sindicais
258,133 KB
Edital de Notificação de Registro de Chapa Eleitoral 2022
138,609 KB
Edital Eleições 2022
281,421 KB
Edital Eleições 2019
79,705 KB
Edital de Notificação de Registro de Chapa Eleitoral
339,889 KB